Você tem vontade de visitar o Japão? Ao morar aqui durante um tempo, você começa a reparar diversos aspectos desse país. tanto bons quanto ruins. Foi então que, após algumas pesquisas e depois de conversar com outros brasileiros, fiz esse post sobre 7 motivos para gostar do Japao. Se você já tinha vontade de visitar o Japão, depois de ler esse artigo ficará com mais vontade ainda!
1 – Segurança da cidade
Sem dúvida nenhuma, para muitos brasileiros, um dos principais motivos para gostar do Japao é a incrível segurança desse país. Podemos andar sossegados de madrugada aqui que não há problema, você pode parar no semáforo e ter certeza de que não virá ninguém bater na janela do seu carro com uma pistola ou tijolo. A maioria das casas e apartamentos daqui não possuem portões ou cercas, a ponto da porta dar diretamente na rua.
É claro que nas cidades grandes talvez possa ter um pouco de violência, mas nada se compara aqui. Um dos motivos para esse país ser reconhecido pela segurança é que não há tanta pobreza, e a diferença entre os ricos e pobres não é tão discrepante. Por essa razão, não vemos tantos desabrigados na rua.
2 – Limpeza da cidade
Outro aspecto que as pessoas se assustam aqui é a respeito da limpeza da cidade. Em muitos países é comum ver papel, plásticos, chicletes, latinhas e outros lixos jogados na rua, o que não é o caso do Japão. Aqui a grande maioria do lixo é reciclado, então nos konbini (コンビニエンスストア, loja de conveniência), na entrada dos mercados e shoppings estão instaladas lixeiras específicas para cada tipo de lixo.
Um dos motivos para que isso ocorra é que na cultura japonesa, desde pequeno as crianças já aprendem na escola a importância de se cooperarem e limparem as salas de aula, banheiros, ou seja, a própria cultura japonesa já possui o costume de manter a limpeza e higiene. Quem lembra da torcida japonesa que, após a partida de futebol, ficaram para recolher os lixos?
Infelizmente já ouvi pais estrangeiros dizerem que “isso é um absurdo, que os nossos filhos jamais limpariam o banheiro da escola”, etc. Daí você já pode perceber como é grande a diferença de cultura e de pensamento, não é mesmo?
3 – O banheiro do Japão
Falando em banheiro no item anterior, outra coisa muito falada também é a limpeza dos banheiros públicos e os vasos eletrônicos, chamados de Washlet (ウォシュレット, marca registrada da companhia ToTo). Em muitos países, os banheiros públicos sequer possuem reposição de papel higiênico no mesmo dia, além da higiene precária do local. Para homens não há tanto problema, mas para as mulheres já complica bem mais, não é mesmo? Além disso, não é igual no Japão que possui lojas de conveniência em vários locais do bairro.
Sim, os vasos eletrônicos! Quem nunca teve vontade de usar um Washlet, apertar os botões para saber como é? Tem alguns que emitem até som de diversos tipos para “abafar o barulho”. Se bem que em muitos lugares, principalmente cidades do interior, ainda possuem estabelecimentos com aquele vaso oriental, que os brasileiros chamam carinhosamente de “motoquinha”. Tem brasileiro que não consegue usar esse tipo de vaso, por diversos motivos, mas a mais óbvia é que esse tipo de vaso não é tão comum no Brasil. Novamente, vemos a diferença de cultura aqui!
4 – A educação no Japão
“Irasshaimase!” Qualquer loja que você entre, os atendentes lhe recepcionam educadamente com essas palavras de boas vindas. A forma que eles nos atendem é excepcional. Por exemplo, muitos lojistas, ao ver que você é estrangeiro, fazem de tudo para que você consiga sair com o que deseja. Não só no comércio, mas em hospitais grandes e alguns órgãos públicos também possuem esse tipo de atendimento.
Vou lhe contar uma experiência que passei: outro dia comprei um relógio no shopping, e a atendente me acompanhou até a saída, agradeceu, curvou-se (chamamos de “ojigi”, お辞儀, forma de agradecimento e educação) e permaneceu desse jeito até eu me distanciar dezenas de metros da loja.
5 – O trem que vem na hora e minuto certinho
Para quem gosta de viajar de trem, isso é um ponto muito positivo. Quando eu pegava trem em São Paulo, lembro que várias vezes da semana o trem atrasava, e aí a plataforma se transformava naquele “formigueiro” de gente. Daí você conseguia entrar, mas o problema era descer na estação que você queria.
Aqui no Japão os trens chegam na hora certa, no minuto certo, parece até brincadeira, mas é verdade! E quando atrasam, avisam na hora e pedem desculpas pelo transtorno. Parece uma coisa óbvia, mas nem todos os países são assim.
6 – A honestidade do povo japonês
Essa é famosa pelo mundo todo. Aqui no Japão, caso você perca alguma coisa na rua ou esqueça alguma coisa na loja, eles entregam na delegacia do jeito que você deixou. Por exemplo, caso você esqueça a sua carteira cheia de dinheiro, você ainda consegue pegá-lo de volta com todos os pertences dentro dela. Isso é inimaginável em certos países, concorda comigo?
Certa vez viralizou na internet uma foto onde constava um bilhete dizendo que “Derrubei a sua bicicleta e quebrei a buzina, desculpe” e deixou dinheiro para o dono comprar uma nova buzina.
7 – As máquinas de vendas automáticas

Máquina de venda de lamen enlatado. Fonte: Flicker
A maioria dos brasileiros, quando volta para o Brasil, sente falta dessas máquinas de vendas automáticas, as famosas jidouhanbaiki(自動販売機). Se é no verão e você está na rua, facilmente você encontra uma máquina dessa para comprar aquela água geladinha, ou se é inverno você compra aquele cafézinho quentinho e sai tomando.
É impressionante a instalação dessas máquinas, às vezes você está viajando para algum lugar e está no meio do mato, no meio da montanha, mas de repente vê ali uma máquina dessa… Isso não é muito raro de acontecer, caso você seja uma pessoa que ande bastante por aí.
Ah, e não pense que existe só de bebida. Existem máquinas que vendem comidas como lamen, hambúrguer, comida enlatada, etc. até umas que vendem guarda-chuva, calcinha usada (!?). Pois é…
Veja mais sobre isso em: Máquina de Venda no Japão: Por que Elas Vendem de Tudo, Até Comida Quente?
Conclusão sobre os 7 motivos para gostar do Japao
Bom, esses foram os 7 motivos para gostar do Japao. Apesar de que nem tudo são flores, que existe cidadão japonês que faz maldade também, mas mesmo assim a parcela é minoria. Aqui é um ótimo lugar para se viver, mesmo que seja somente para passear, então se você tem a oportunidade de vir pra cá, aproveite!
Obrigado por ler até aqui, se você gostou do artigo, dê seu voto de 5 estrelas!
0 comentários