[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=”” type=”legacy”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” first=”true” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=””][fusion_text]
Hoje é dia 26 de abril de 2020. Neste momento, somente uma província no Japão ainda não possui caso confirmado do COVID 19, que é a província de Iwate. Aqui em Shimane ontem de noite foi confirmado mais um caso, totalizando 17 infectados. Recentemente um amigo me perguntou: caso eu apresente os sintomas do COVID 19, o que fazer? Com quem falar?
Daí decidi criar esse artigo com o intuito de fornecer informação para você, para que você possa fazer a sua parte de evitar a propagação desse virus. Primeiramente, vamos conhecer rapidamente sobre essa doença.
O que é COVID 19?
É uma doença infecciosa respiratória assoaciada ao novo Coronavirus, relatada em dezembro de 2019, na província de Hubei, da República Popular da China. Ninguém sabe ao certo como que aconteceu. Tem gente que fala que foi por causa de morcego, cachorro, ou até mesmo que é uma arma biológica que foi espalhada de propósito. Começou na China, mas também há boatos de que não foi a China que criou, quem criou foram os Estados Unidos, ou seja, muita informação diferente circula na internet.
Sintomas mais comuns do COVID 19
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Alguns casos podem precisar de atendimento hospitalar por causa das dificuldades respiratórias, e dentre esses casos, aproximadamente 5% podem precisar de equipamentos especiais para o tratamento respiratório.
Os sintomas mais comuns são:
- Tosse;
- Febre;
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para respirar.
Como a doença é transmitida?
A infeccão ocorre de uma pessoa infectada para outra, ou por contato próximo por meio de:
- Toque do aperto de mão;
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Objetos ou superfícies contaminados, como smartphones, mesas de restaurante, maçanetas, brinquedos, etc.
Como se proteger do COVID 19?
Veja a seguir algumas das medidas preventivas recomendadas:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, principalmente quando você volta de fora;
- Ao espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
- Evite tocar nariz, boca e olhos sem lavar as mãos;
- Mantenha uma distância de no mínimo 2 metros de pessoas que estejam espirrando ou tossindo (se possível, saia do local);
- Evite abraços, apertos de mãos e beijos;
- Mantenha seu smartphone, teclados de computadores e brinquedos de crianças, higienizados;
- Não compartilhe pratos, garfos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
- Mantenha o local sempre limpo e ventilado (no caso de estabelecimento, mantenha a porta e janela abertas de tempo em tempo);
- Se você não precisa sair, fique em casa. Não vá em cinemas, academias, igrejas, entre outros locais com bastante circulação de pessoas. É para a sua saúde e para a saúde de todos;
- Se estiver doente, não saia de casa. Descanse até melhorar, evite contato físico com outras pessoas, principalmente pessoas idosas e doentes crônicos;
- Durma bem, não fique acordado até de manhã;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Se você precisa sair, utilize máscaras. Se não tiver, utilize máscaras caseiras, com gaze.
E se eu ficar doente, o que faço?
Caso você apresente os sintomas citados lá em cima, não saia. Fique em casa e ligue para o Centro de Consulta/Ambulatório para Regresso do Exterior ou Contactantes. Vou deixar o link do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar abaixo, que consta a lista das províncias do Japão (site em japonês, mas você pode usar o tradutor para encontrar a província). Clique no link e procure pelo nome da província onde você mora, e você poderá consultar qual o centro mais próximo da sua cidade.
Lista de províncias dos Centros de Consulta/Ambulatório para Regresso do Exterior ou Contactantes
No caso da província de Shimane, você deve entrar em contato com o Centro Único de Atendimento Multicultural de Shimane, que fica dentro do Centro Internacional de Shimane.
Centro Único de Atendimento Multicultural de Shimane
Telefone: 070-3774-9329
Horário de Atendimento: Normalmente de segunda à sexta, das 9:00 às 17:00, mas por conta da pandemia, estão atendendo das 9:00 às 19:00 (inclusive fins de semana e feriados) com previsão até o dia 6 de maio.
Ao ligar para o Centro, diga “Porutogarugo Onegai Shimasu”, aguarde a ligação ser transferida para um intérprete, após isso explique os seus sintomas.
Nesse Centro, os estrangeiros podem entrar com contato também para saber sobre outras informações, como trâmites de residência, emprego, atenção médica, assistência social, parto, atenção infantil, educação de crianças, entre outros assuntos relacionados ao cotidiano.
Idiomas disponíveis no Centro Único de Atendimento Multicultural de Shimane: Inglês, chinês (mandarim), coreano, vietnamita, nepalês, indonésio, tagalo (Filipinas), tailandês, português (Brasil), espanhol, Mianmar, Khmer (Camboja), russo, francês.
Conclusão
Toda semana ainda aumenta a quantidade de casos no Japão inteiro. Médicos e pacientes lutam para combater essa pandemia. Vamos fazer a nossa parte, contribuindo o possível para não alastrar ainda mais esse vírus.
Mesmo que você já sabia como proceder, pode ser que alguém ainda não saiba como proceder no caso de apresentar os sintomas do COVID 19. Por isso, compartilhe esse artigos com seus amigos, mesmo que eles não morem em Shimane. No link lá em cima tem todas as províncias, então vamos ajudar as pessoas.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]
0 comentários